Somos alunas de 2º ano da Licenciatura em Educação Básica na ESE de Santarém. No âmbito da disciplina de Ambiente e Desenvolvimento Sustentável foi-nos proposta a criação de um blog no qual se visa explorar uma problemática ambiental de natureza controversa.

Concorda com a exploração mineira em Portugal?

O recomeçar da era da exploração mineira...


O recomeçar da exploração mineira foi uma das recentes notícias de que Portugal foi alvo.
Inserimos esta notícia passada na RTP1 e aguardamos ansiosamente o vosso contributo:





A exploração do subsolo implica várias desvantagens ao nível ambiental, como é o caso da poluição dos aquíferos, da água, do solo, devido aos resíduos implicados nesta actividade de extracção de minério.
Mais algumas desvantagens que podemos enunciar prendem-se com o facto de muitas das vezes, após a sua utilização as minas ficarem ao abandono, prejudicando os habitats e desequilibrando os ecossistemas envolventes.
A destruição da paisagem natural, de parques naturais e de outro património natural e ambiental, é outra consequência que pode advir da exploração mineira.
Ao nível da saúde humana, os trabalhadores afectos a esta actividade, se não forem devidamente vigiados, e se não tiverem as condições necessárias à boa prática desta actividade, podem vir a ser sofredores de várias doenças do foro respiratório, devido aos resíduos minerais.
O facto de estes recursos serem esgotáveis, torna mais uma vez controversa esta actividade, uma vez que, quando este acabar uma alternativa terá que surgir, sendo complicada e quase impossível a sua substituição.
A necessidade de se fazer um elevado investimento para que seja possível realizar a extracção de minerais é mais um dos factores não tão positivos que podemos enunciar.

Relativamente às vantagens, acreditamos que a exploração mineira é um grande poço de lucro, têm fácil acessibilidade, contribui para o desenvolvimento sócio-económico do país, cria mais postos de trabalho e, tendo em conta a sua localização na região interior do país, faz com que estas regiões menos desenvolvidas sofram um desenvolvimento acentuado.
A exploração de minérios implica também a sua exportação e, portanto, a abertura de fronteiras, de contactos internacionais e assim favorece o estatuto económico do país.

Como o primeiro-ministro José Sócrates refere "É disto que o país precisa! E são estes exemplos que temos que puxar para cima, que temos que evidenciar. Porque são estes exemplos que naturalmente dão ao país a confiança para o futuro!"

Será que realmente esse futuro não implica uma sustentabilidade? Apenas os postos de trabalho e o aumento da exportação são motivos para comprometermos o ambiente?

Será que vale a pena recomeçar o investimento na actividade mineira?

Será que as vantagens que advém da extracção de minérios compensam as desvantagens subjacentes a esta actividade?

Contribuam!

Por um Portugal Sustentável,

Ana Moreno, Daniela Santos, Joana Évora e Galrinho

Fontes:
http://www.sper.pt/actas7cier/PFD/Tema%20II/2_19.pdf
http://www.aps.pt/vicongresso/pdfs/706.pdf
http://e-geo.ineti.pt/edicoes_online/artigos/lcosta_sector_mineiro.htm
http://home.uevora.pt/~ueline/quimica_para_todos/minas_abandonadas_um_problema_serio.pdf
http://tv1.rtp.pt/noticias/?article=180246&headline=20&visual=9

11 comentários:

Anônimo disse...

Olá
Venho por este meio enunciar apenas mais desvantagens, que prende-se por exemplo, com o facto de muitas das vezes, após a sua utilização estas ficarem ao abandono, prejudicando os habitats e desequilibrando os ecossistemas envolventes.

Ana, Daniela, Joanas disse...

Boa tarde

Pedimos desculpa mas o comentário deve estar incompleto pois, isso foi o que nós referimos na publicação acima referida.

Atenciosamente,
Ana Moreno, Daniela Santos, Joana Évora e Galrinho

Margarida Lopes disse...

este é um tema que realmente deve fazer-nos reflectir. Até que ponto devemos esgotar os nossos recursos em prol de um bem-estar momentâneo. Sabendo que são recursos esgotáveis, penso que deveriamos empenhar-nos antes no desenvolvimento de recursos inesgotáveis. Desta forma, parece-me que apenas estaremos a adiar o problema. E as gerações futuras sofrerão outros problemas que estamos agora a provocar para resolvermos os nossos. Os lucros justificam tudo. Enfim, dizem que é a crise...

JL JL disse...

Boa tarde!

O nosso grupo reflectiu acerca da informação colocada sobre a Exploração Mineira e achamos que é um tema bastante interessante mas acima de tudo controverso.
É relevante o lucro que este tipo de exploração adquire, contudo achamos que as desvantagens são em grande escala e que não compensa esta actividade. Porém se não explorarmos e investirmos não evoluímos, e por vezes é necessário correr certos riscos para obter êxito. Mas será que esse êxito compensa toda a perda que os ecossistemas estão sujeitos?

Esperamos novas publicações.

Continuação de um bom trabalho!

Ana, Daniela, Joanas disse...

Essa é a questão que queremos deixar em aberto.. mas talvez o êxito possa ser sustentável, nao provocando uma perda e uma degradação tão acentuada no ambiente!

Obrigada pela colaboração.

ESES - Ambiente e Desenvolvimento Sustentável disse...

O nosso grupo acerca deste tema, pensa que embora as vantagens sejam grandes não compensam as desvantagens que estão associadas. Apesar,de contribuir para o desenvolvimento sócio-económico do país criando mais postos de trabalho, há ainda uma outra vertente, que na nossa opinião é maior a relevância. A poluição dos aquíferos,apesar de ter uma acção directa na degradação de ecossistemas, apesar de não ser visível "aos nossos olhos". Também a poluição da água é uma consequência grave a nível ambiental e a nível da saúde humana, uma vez que em muitos casos não é própria para consumo.
Devido à complexidade deste tema, agradecemos que coloquem mais informação pertinente acerca do mesmo, pois a nível da sociedade não é muito abordado.
Gostaríamos também que colocassem uma opinião acerca desta temática.

Ana Catarina Cardoso, Carina Coelho, Carla Ferreira, Lisandra Medinas e Vânia Ferreira.

Ana, Daniela, Joanas disse...

Boa noite

A informação já colocada é apenas a essencial para que alguém que não possua muitos conhecimentos acerca do tema possa construir uma opinião acerca do mesmo.
Relativamente à opinião, é óbvio que a título pessoal todos temos uma mas, o objectivo do blog é dar a conhecer a temática e explicar o porquê desta ser controversa pois, ao darmos a nosas opinião poderíamos influenciar a vossa.

Obrigada pela colaboração

Ana Moreno, Daniela Santos, Joana Évora e Galrinho

Bento Cavadas disse...

É indubitável que a extracção mineira acarreta várias vantagens económicas, contudo, os seus malefícios ambientais também são significativos.
A esse respeito, recentemente, a revista Super Interessante (Maio de 2010) apresentou um artigo designado “Sarar as feridas”. Nesse texto, o biólogo Jorge Nunes alertou para os prejuízos ambientais causados pelo encerramento de minas, especialmente das de exploração a céu aberto. Indicou que desde 2001 foram inventariados 175 sítios mineiros abandonados e degradados, cujas zonas de acumulação de detritos, vulgarmente designadas “escombreiras”, são uma fonte contínua de poluição da água, do solo e do ar através de materiais radioactivos, metais pesados e escorrências ácidas (Nunes, 2010: 46).
Como soluções, Nunes (2010: 48) propõe a utilização de plantas para remover os contaminantes do solo (fitoextracção), evitar a dispersão dos contaminantes (fitoestabilização) e absorver, concentrar e precipitar metais pesados (rizoextracção). Por exemplo, as plantas do género Citus, como a esteva, têm um grande potencial no que diz respeito à absorção de chumbo.
Para além deste passivo ambiental, há também relevantes consequências sociais e económicas causadas pela diminuição abrupta do emprego local quando a mina encerra, problema que se agrava quando esta se localiza no interior do país.
A Empresa de Desenvolvimento Mineiro (EDM), tem vindo a focar-se na recuperação ambiental das áreas abandonadas e com resultados positivos, contudo, tem priorizado os locais de maior perigosidade, havendo ainda muito por fazer quanto à recuperação ambiental das restantes minas abandonadas.
Na minha opinião, a extracção mineira deve continuar a ser fomentada no nosso país, todavia, seria aconselhável que as empresas reservassem obrigatoriamente parte dos lucros para a constituição de um fundo que fosse accionado aquando da sua desactivação, com o intuito da recuperação ambiental do ecossistema circundante.

Referências bibliográficas:
Nunes, J. (2010). Sarar as feridas. Super Interessante, 145, 44-49.

Problemática do Parque Natural da Arrábida disse...

Por vezes é colocada a economia dos países à frente da beleza da sua natureza. Como vocês referem acima, existe muitas desvantagens para o meio ambiente, além disso os trabalhadores dessa actividade podem a vir sofrer de doenças.

Será que a natureza tem que “pagar” para o país enriquecer? Não será a natureza a nossa riqueza mais valiosa?

Grupo: Ana Paula, Ana Beja, Sara Silva, Soraia Cardoso, Susana Godinho
Blog: http://problematicarrabida.blogspot.com/

Anônimo disse...

Olá a todos!

Gostaríamos de referir que este tema é muito interessante e bastante controverso.
Muitas pessoas não sabem os malefícios que a exploração mineira poderá trazer ao Homem e ao ambiente, e vocês estão a fazer (e muito bem) com que se tenha um maior conhecimento acerca deste tema.

Concordamos com a opinião deixada pelos comentários anteriores. Este tipo de investimento tem alguns lucros, mas será que estes compensam os danos ambientais? É uma questão já deixada no ar, mas continua a ser importantíssimo referi-la.

É citado no post que este tipo de exploração prejudica os habitats, desequilibra os ecossistemas, destrói a paisagem natural, parques e património. Após uma pesquisa, o nosso grupo ficou a saber que para tentar combater este tipo de problema, pode recorrer-se à reflorestação, isto é, à “implantação de florestas em áreas naturalmente florestais, que foram destruídas pela ação do homem ou por fenômenos naturais”. Contudo, é necessário referir que esta solução não pode ser aplicada de forma generalizada, pois os locais que contêm florestação original da região, não podem ser substituídas por outras. Por exemplo, se numa determinada região só existirem eucaliptos e sobreiros, não se pode substituí-los por carvalhos e pinheiros.

Mas não haverá outras medidas que possam ser aplicadas de modo a minimizar este tipo de problema?

Ficamos à espera de novas colocações.

Continuação de bom trabalho!


Fontes: http://reflorestamento2.pbworks.com/O-que-%C3%A9-Reflorestamento ; http://www.isa.utl.pt/def/files/files.2007/File/disciplinas/bcm/Trabalho_escrito_Eva.pdf consultado a 28/05/2010

Grupo Carros Eléctricos

Andreia; Andreia e Catarina disse...

Ao ler o tema, o grupo conclui que apesar de as vantagens serem benéficas para o desenvolvimento económico dos países e principalmente para a economia e subsistência das regiões onde é feita essa exploração, julgamos que as desvantagens causam grandes problemas tanto a nível de saúde pública, como a nível da destruição da natureza e dos ecossistemas (problemas esses que foram mencionados pelo grupo). Logo, afirmamos que não seria benéfico recomeçar as explorações mineiras.
Continuação de bom trabalho.

Postar um comentário