Somos alunas de 2º ano da Licenciatura em Educação Básica na ESE de Santarém. No âmbito da disciplina de Ambiente e Desenvolvimento Sustentável foi-nos proposta a criação de um blog no qual se visa explorar uma problemática ambiental de natureza controversa.

Concorda com a exploração mineira em Portugal?

Novas perspectivas de exploração e utilização dos recursos do subsolo


A actividade mineira em Portugal extrai: minerais metálicos (Ferro, Cobre, Volfrâmio), não metálicos (Sal-gema, Quartzo, Feldspato, Gesso), energéticos (Carvão, Petróleo, Urânio e Gás Natural), as rochas industriais (Calcário, Granito e Argila), as rochas ornamentais (Granito, Calcário microcristalino).
A indústria extractiva é a responsável pela exploração dos recursos existentes no subsolo, constituindo matérias-primas para a indústria, para a construção civil e obras públicas e, ainda para a produção de energia.
Estes minerais são aproveitados por grandes indústrias, que têm vindo a perder importância na economia nacional mas, curiosamente, o valor total da produção de minérios tem aumentado.

Mais algumas desvantagens aliadas à extracção de minério, são a fraca acessibilidade das jazidas, a qualidade do minério (Portugal não tem muita variedade), as empresas pequenas e com fraca competitividade não têm capacidade financeira para combater com outros mercados, a indústria transformadora não existe em Portugal, implicando uma exportação a baixo custo do produto em bruto, não se tornando rentável.

Face aos problemas apresentados, é necessário tomar medidas que potencializam a exploração e a utilização de recursos do subsolo. Assim, as novas perspectivas de exploração e utilização dos recursos do subsolo, surgem como alternativa.
Como medidas minimizadoras dos riscos, é importante a utilização de novas técnicas de sondagem que permitirão um conhecimento mais fiável dos recursos existentes e, redimensionar as empresas, de forma a torná-las mais competitivas, desenvolvendo a economia, combatendo com economias de outros países.
O desenvolvimento da indústria transformadora, seria uma das medidas mais importantes a tomar, tendo em conta que evitaria a necessidade de exportação, fazendo com que esta actividade se tornasse mais lucrativa.
Para a diminuição do impacto ambiental, existe ainda uma medida a implementar, que se encontra de acordo com a requalificação ambiental, isto é, valorizar economicamente as áreas recuperadas, evitando o abandono das minas inactivas.
Outras medidas que se podem ser levadas em conta, é o investimento nos subsectores que são mais produtivos e o aumento da produção de energia, através dos recursos renováveis, evitando a dependência externa relativamente aos combustíveis fósseis.

Será que as medidas de minimização dos riscos não poderão prejudicar a utilização dos recursos minerais?

Por um Portugal sustentável ;) ,

Ana Moreno, Daniela Santos, Joana Évora e Galrinho

Fonte: Queirós, A. (2006). Preparação para o Exame Nacional 2007 – Geografia A 11º ou 12º [ano 2]. Porto: Porto Editora

O recomeçar da era da exploração mineira...


O recomeçar da exploração mineira foi uma das recentes notícias de que Portugal foi alvo.
Inserimos esta notícia passada na RTP1 e aguardamos ansiosamente o vosso contributo:





A exploração do subsolo implica várias desvantagens ao nível ambiental, como é o caso da poluição dos aquíferos, da água, do solo, devido aos resíduos implicados nesta actividade de extracção de minério.
Mais algumas desvantagens que podemos enunciar prendem-se com o facto de muitas das vezes, após a sua utilização as minas ficarem ao abandono, prejudicando os habitats e desequilibrando os ecossistemas envolventes.
A destruição da paisagem natural, de parques naturais e de outro património natural e ambiental, é outra consequência que pode advir da exploração mineira.
Ao nível da saúde humana, os trabalhadores afectos a esta actividade, se não forem devidamente vigiados, e se não tiverem as condições necessárias à boa prática desta actividade, podem vir a ser sofredores de várias doenças do foro respiratório, devido aos resíduos minerais.
O facto de estes recursos serem esgotáveis, torna mais uma vez controversa esta actividade, uma vez que, quando este acabar uma alternativa terá que surgir, sendo complicada e quase impossível a sua substituição.
A necessidade de se fazer um elevado investimento para que seja possível realizar a extracção de minerais é mais um dos factores não tão positivos que podemos enunciar.

Relativamente às vantagens, acreditamos que a exploração mineira é um grande poço de lucro, têm fácil acessibilidade, contribui para o desenvolvimento sócio-económico do país, cria mais postos de trabalho e, tendo em conta a sua localização na região interior do país, faz com que estas regiões menos desenvolvidas sofram um desenvolvimento acentuado.
A exploração de minérios implica também a sua exportação e, portanto, a abertura de fronteiras, de contactos internacionais e assim favorece o estatuto económico do país.

Como o primeiro-ministro José Sócrates refere "É disto que o país precisa! E são estes exemplos que temos que puxar para cima, que temos que evidenciar. Porque são estes exemplos que naturalmente dão ao país a confiança para o futuro!"

Será que realmente esse futuro não implica uma sustentabilidade? Apenas os postos de trabalho e o aumento da exportação são motivos para comprometermos o ambiente?

Será que vale a pena recomeçar o investimento na actividade mineira?

Será que as vantagens que advém da extracção de minérios compensam as desvantagens subjacentes a esta actividade?

Contribuam!

Por um Portugal Sustentável,

Ana Moreno, Daniela Santos, Joana Évora e Galrinho

Fontes:
http://www.sper.pt/actas7cier/PFD/Tema%20II/2_19.pdf
http://www.aps.pt/vicongresso/pdfs/706.pdf
http://e-geo.ineti.pt/edicoes_online/artigos/lcosta_sector_mineiro.htm
http://home.uevora.pt/~ueline/quimica_para_todos/minas_abandonadas_um_problema_serio.pdf
http://tv1.rtp.pt/noticias/?article=180246&headline=20&visual=9